Principais argumentos das linhas de comendo
Cada programa no GMT requer argumentos específicos para a sua operação. Eles serão explicados à medida que abordarmos os programas que os utilizam, mas existem alguns argumentos que são universais, ou seja, possuem a mesma função independentemente do programa do GMT que você estiver utilizando.
Para tentar facilitar a memorização da função de cada argumento os criadores do GMT resolveram escolher as letras do alfabeto para identificá-los.
Cada argumento começa geralmente com um hífen seguido por uma letra, na maioria das vezes maiúscula, e as vezes um número ou caractere imediatamente após a letra. Não se deve utilizar espaço entre o hífen e a letra, utilize espaço apenas para separar os argumentos.
Exemplo:
psbasemap -R0/20/0/20 -Ggray -JM6i -Wthin -Ba2f1 -V -P > borda.ps
Abaixo segue a lista dos 13 principais argumentos universais do GMT, note que nem todos são letras maiúsculas e as vezes nem letras são...
-B Define a marcações, anotações e etiquetas para os eixos de um gráfico ou borda de um mapa, além do título da ilustração gerada.
-H Serve para indicar ao GMT que um arquivo de dados possui um cabeçalho.
-J Seleciona o tipo de projeção a ser utilizada.
-K Como já foi explicado anteriormente, deve ser utilizado para dar continuidade ao script com outra linha de comando.
-O Assim como o -K, também já foi explicado. Serve para que a ilustração criada pela linha de comando seja acrescentada à ilustração da linha anterior.
-P Seleciona a orientação da página como sendo portrait (retrato, ou seja uma folha A4 em pé). A orientação default é a landscape (paisagem, ou seja folha A4 deitada).
-R Define a região ou extensão do mapa/ilustração a ser criada.
-U Serve para "datar" uma ilustração.
-V É o chamado "verbose mode" serve para avisar o progresso e possíveis erros durante a execução dos programas do GMT. Caso não o utilize o programa rodará "silenciosamente" e você pode não detectar possíveis erros. Recomendo utilizá-lo sempre.
-X e -Y servem para indicar a posição onde a figura ficará na página. Por default cada posicionamento será levado em relação a uma figura anterior caso ela exista.
-c Serve para especificar o número de cópias a serem criadas.
-: O GMT sempre trata os arquivos de dados da seguinte maneira: a primeira coluna será interpretada como informações referentes ao eixo x e a segunda como eixo y. No caso de dados geográficos o GMT espera que a primeira coluna seja a longitude (eixo x) e a segunda seja a latitude (eixo y). Para revertermos isso utilizaremos a opção -: ela fará o GMT ler a primeira coluna como eixo y e a segunda como eixo x.
Agora que vimos os principais argumentos universais das linhas de comando vamos finalmente entrar no PSBASEMAP.
Postar um comentário